quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Por que Sociologia?

por Leonardo André

Com a recente aprovação da lei que torna obrigatório o ensino da Sociologia no Ensino Médio, conseqüentemente surgem questionamentos quanto à conteúdo e método, e também, se haverá profissionais em número suficiente para suprir a demanda. Porém, a pergunta que os graduandos em Ciências Sociais mais escutam é: Por que Sociologia?
.
Segundo Mario Bispo dos Santos*, 


"Cabe notar que esses questionamentos acerca da praticidade da Sociologia, não são somente feitos por pesquisadores e epistemólogos. Assim temos, os alunos no Ensino Médio que freqüentemente perguntam para que estudam Sociologia? Os amigos e parentes dos graduandos em Ciências Sociais que os interrogam: por que a escolha desse curso? O que o sociólogo faz de prático?

.Interessante ressaltar que os ouvintes de Anthony Giddens na BBC de Londres, constantemente lhe questionam: a Sociologia pode nos ajudar nas nossas decisões diárias ou ela é somente uma teoria interessante?.Giddens (1999) responde que a Sociologia é um assunto com implicações práticas importantes para nossa vida visto que ela pode contribuir para uma crítica social, uma reforma da prática social, de diversas formas:.

Auto-esclarecimento. Melhora os conhecimentos relativos às circunstâncias sociais em que estamos envolvidos e possibilita maiores chances de controlarmos os problemas vinculados a essas circunstâncias.

Consciência das diferenças culturaisPossibilita o aumento da sensibilidade cultural, permitindo a construção de políticas baseadas em valores culturais divergentes.
Avaliação de políticas públicas. A partir da Sociologia nós podemos investigar as conseqüências intencionais ou não de adoção de certos programas políticos particulares. A pesquisa sociológica fornece uma ajuda prática no assessoramento de iniciativas políticas.

Mudança das condições de vida. O mais importante, a Sociologia propicia um clareamento dela mesma que permite a grupos e indivíduos compreenderem e alterarem suas próprias condições de vida. No mais, sabendo sobre o porque nós agimos e como nós fazemos certas coisas em sociedade, provavelmente nós seremos capazes de influenciar nosso próprio futuro."

________________
Mário Bispo dos Santos é professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal e doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa de Educação, Ciência e Tecnologia.

+ Leia a íntegra desse texto [aqui].

+ Leia outras razões para estudar Sociologia [aqui].

***

Nenhum comentário: