segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

ALMA Ambiental

Na periferia de São Paulo, no Conjunto Habitacional José Bonifácio - COHAB II - localizado na região de Itaquera, zona leste, há um grupo de moradores que realizam um excelente trabalho de educação ambiental, trazendo informação aos moradores do bairro, fortalecendo a identidade e promovendo a cultura. Trata-se do Grupo ALMA - Aliança Libertária Meio Ambiente. O grupo, formado por oito pessoas, em parceria com a cooperativa CRUFFI (Cooperativa de Reciclagem União Faz a Força de Itaquera), há dois anos realiza a implantação da coleta seletiva consciente nos condomínios do conjunto José Bonifácio através do Projeto Ação Recicla COHAB.

A implantação da coleta seletiva é realizada através de duas ou três visitas em cada condomínio. Na primeira visita é feito um contato com o síndico, que recebe um resumo do projeto e manifesta seu interesse ou não em participar do mesmo. Caso o síndico aceite, é marcado o dia das atividades e, na semana anterior à realização das mesmas, é feita a divulgação com cartazes.

Na data agendada (a segunda visita), são realizadas as principais atividades do projeto, que começa com a visita porta a porta em cada apartamento do condomínio, quando os moradores são convidados a participarem das atividades, juntamente com uma sensibilização inicial e um breve bate-papo, quando é entregue o folder informativo do projeto. Algumas horas mais tarde, são realizadas as atividades artísticas que buscam sensibilizar os moradores para a temática da educação ambiental e mobiliza-los a realizar a coleta seletiva no condomínio. É apresentada a peça teatral “Antes que a Terra Fuja” e posteriormente, é realizada com as crianças uma oficina de construção de brinquedos a partir de materiais reutilizados. Enquanto uma parte do grupo coordena a oficina com as crianças, outra parte reúne-se com os condôminos e representantes da entidade parceira, a CRUFFI, para conversar sobre a importância da reciclagem e, como realizá-la no condomínio da maneira mais adequada, integrando morador, cooperativa e coletor. O tema do bate-papo com os moradores é: “Lixo, de onde vem, para onde vai?“.

A próxima etapa, também realizada junto com um representante da CRUFFI (a terceira visita, ou se possível, realizada no mesmo dia da apresentação e bate-papo), é o momento de instalação do bag, um saco de ráfia com capacidade para 1000 litros, onde serão depositados os resíduos recicláveis do condomínio, que serão coletados semanalmente pela cooperativa.


O espetáculo “Antes que a Terra Fuja”

Embasado no livro homônimo de Julieta de Godoy, uma fábula em que os planetas tentam convencer a Mãe Terra à não fugir do sistema solar, seguida de intervenções sobre o cotidiano entre catador e morador, através de uma linguagem horizontal abrangendo todas as idades numa comunicação indireta e objetiva com o público.

Veja aqui algumas imagens da apresentação!

Por ter realizado o projeto através do programa de incentivo a Cultura - VAI - da Secretaria Municipal de Cultura por dois anos consecutivos, o grupo ALMA não poderá concorrer neste próximo ano. Ainda assim, esperamos que este importante trabalho continue.
Parabéns ao grupo ALMA: Alexandre Araújo, Diego Morroni, João Ferreira, Marcello Nascimento, Mauro Mineiro, Samara Costa, Thabata Ottoni e Thiago Silva.
Para maiores informações:

alma.ambiental@yahoo.com.br

Nenhum comentário: