sexta-feira, 31 de agosto de 2007

O espírito pulaomuriano


Um dos principais objetivos deste blog é disponibilizar na web, num mesmo local, informações, cujas fontes predominantes são livros, revistas e outros sites e blogs que consideramos interessantes e dignos de destaque. Isso não quer dizer que simplesmente recortamos informações emitidas por outras pessoas e as colamos aqui, sem mais nem menos. Lembremos o pensamento proverbial de que, nesse mundo nada se cria; tudo se transforma. Portanto, vejam, não fazemos apenas cópias sem sentido. Tudo que colamos aqui está coligado de alguma maneira, atribuindo um significado próprio ao conjunto de nossa obra.

É por isso que entendemos, por exemplo, que a questão problemática do transporte em São Paulo tem relação direta com o estilo de vida individualista vendido pela mídia que, por sua vez, é aceito pela maioria das pessoas por falta de uma visão mais criteriosa que, supomos, poderia ser estimulada através de uma educação de qualidade que, como estamos cansados de saber, é prejudicada pela falta de investimentos do governo que, infelizmente, ainda vive atolado em casos e mais casos de corrupção.

O Pula o Muro busca idéias que celebrem novos sentidos, olhares alternativos, que indiquem possíveis pontos de equilíbrio em meio a todo esse caos em que vivemos. Longe de desejar impor qualquer doutrina, queremos mesmo é expor a multiplicidade de possibilidades que simplesmente anulam qualquer tentativa de padronização da sociedade. Há escolhas. Muito mais do que podemos imaginar.

Nossas principais influências nessa empreitada estão espalhadas por toda a rede mundial de computadores (ok, somos globalizados), como Diário de um Sociólogo de Moçambique, Consume Hasta Morir da Espanha, Wooster Collective dos EUA e o Apocalipse Motorizado aqui de São Paulo. Estes, e mais outros espaços virtuais bastante interessantes, podem ser acessados através de elos que disponibilizamos aí do lado, na coluna “pensam, logo existem”.

***

Nenhum comentário: