terça-feira, 16 de setembro de 2008

22 de setembro - DIA MUNDIAL SEM CARRO


No dia 22 de setembro, a população e o poder público estão sendo convidados a refletir e a tomar consciência do atual e suicida modelo de mobilidade urbana adotado e a experimentar a cidade sem o automóvel particular.


Breve histórico

O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional "Na Cidade, sem meu Carro", reunindo 760 cidades. Em 2001, 1683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade.

Em 2001, 11 cidades brasileiras aderiram ao Dia Mundial Sem Carro: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005, sob a coordenação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Em 2007, a campanha para o Dia Mundial Sem Carro foi protagonizada pelo Movimento e engajou entidades de todas as regiões da cidade.

Estão previstas atividades de cinema, encontro com candidatos à prefeitura, ato público, bicicletadas e outas interessantes intervenções pela cidade, como, por exemplo, comparar os diversos tipos de transporte para um mesmo percurso.


PARTICIPE!

Nenhum comentário: