sexta-feira, 24 de abril de 2009

Saindo da Lixeira

por Júlio Canuto
O Grupo ALMA Ambiental divulga nova agenda com apresentações de teatro e vídeo pelo Projeto Saindo da Lixeira:

Apresentação do espetáculo de Teatro de Rua
"Antes que a Terra Fuja"

SÁBADO, 25 de abril às 15 horas
Rua Juiz do Mato, 104 - José Bonifácio - Sâo Paulo - SP .

DOMINGO, 26 de abril às 15 horas
Rua Curruíra-do-brejo, 94 - José Bonifácio - São Paulo - SP .
SEXTA-FEIRA, 01 de maio às 15 horas
Av.Jardim Tamoio, 54 - José Bonifácio - São Paulo - SP

Obs: Em caso de chuva não haverá apresentação.

Texto:Thabata Ottoni, Alexandre Falcão e Grupo ALMA .
Elenco: Fábio Bertassi, Juan Velasquez, Letícia Elisa, Maria Cecília Mansur, Mauro Grillo e Thabata Ottoni .
Músicos: Marcello Jesus e Thiago Silva

Um pouco sobre o Grupo e sobre o projeto:
A Associação Aliança Libertária Meio Ambiente – Grupo ALMA AMBIENTAL, nascida e atuante em Itaquera desde 2003, está realizando o projeto “Saindo da Lixeira – Alternativas Estéticas e Cidadãs para Transformar a Realidade”, cujas atividades contam com o financiamento do Centro Cultural da Juventude – CCJ, da Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio do edital Primeiras Obras. O projeto envolve a produção e exibição do vídeo-documentário “Saindo da Lixeira", que tem como foco os catadores de rua, os catadores organizados em cooperativas de reciclagem e a juventude do bairro de Itaquera. Desde outubro do ano passado o diretor Filipe Freitas tem percorrido ruas, cooperativas, escolas, parques, prédios e empresas de reciclagem do extremo leste da capital para gravar relatos do cotidiano de pessoas envolvidas direta e indiretamente na reciclagem e aproveitamento dos resíduos urbanos, um tema importante que ainda não recebe a devida atenção de indivíduos e comunidades. Junto à produção do documentário, o Grupo ALMA AMBIENTAL promove intervenções nos prédios da COHAB José Bonifácio visando implantar a coleta seletiva solidária nos condomínios. Estas intervenções consistem no trabalho porta-a-porta com os moradores para divulgar a proposta e estimulá-los a separar os resíduos de forma que possam ser encaminhados para cooperativas de catadores organizados.

Para movê-los a uma mudança de consciência, o grupo apresenta no espaço interno do condomínio o espetáculo de teatro de rua “Antes que a Terra Fuja”, cujo enredo aborda tanto a dimensão planetária como a realidade local do bairro, e promove oficinas de Arte-Educação Ambiental com as crianças e bate-papo com os jovens e adultos. Dessa forma, a arte – cinema, teatro e música – e o conhecimento podem colaborar na reflexão, sensibilização e mobilização dos moradores da COHAB José Bonifácio e da região de Itaquera em relação às questões sócio-ambientais, como consumismo, reciclagem, reutilização, redução da disposição final de resíduos nos aterros sanitários e inclusão social de catadores de rua em cooperativas.

Mesmo que você não seja morador de Itaquera, vale a pena fazer a visita, aprender um pouco mais sobre estas importantes ações e levar esta idéia para seu bairro.


Acompanhe as atividades do grupo em:

http://www.almaambiental.blogspot.com/

Nenhum comentário: