sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Documentário Saindo da Lixeira

Por Julio Canuto

É com imenso prazer que faço a divulgação do documentário Saindo da Lixeira, do grupo ALMA Ambiental, que desde 2003 trabalha com a promoção da coleta seletiva nos condomínios do Conjunto Habitacional José Bonifácio, em Itaquera, zona leste da cidade de São Paulo.

O documentário mostra o dia a dia dos trabalhadores que vivem da coleta de resíduos reutilizáveis no Conjunto Habitacional José Bonifácio. Paralelamente, mostra também o trabalho do grupo ALMA Ambiental nos condomínios deste bairro.

Assim como o projeto, o vídeo tem como base, e uma das principais funções, a valorização do catador, personagem que sofre com preconceitos sobre seu trabalho. Além de tirar seu sustento do trabalho de coleta e separação dos resíduos reutilizáveis, também promove a melhoria na qualidade de vida do bairro ao preservar o meio ambiente através da redução dos resíduos destinados ao aterro sanitário.

A participação de Rosalina, mestre em geografia e estudiosa da questão da coleta seletiva esclarece que o trabalho do catador é realizado a custo zero, isto porque o que se paga é somente o valor do material, não o do trabalho de coleta e separação.

Outra função importante do projeto e do vídeo é a conscientização a respeito da necessidade de diminuirmos o consumo. Os aterros estão se esgotando e todos nós pagamos por isso, pois a administração pública tem que pagar a proprietários de lixões.

Uma informação que falta ao vídeo e ainda ao projeto é a quantidade de resíduos coletados no bairro, a renda revertida e, talvez, o valor médio recebido por cada catador. Estes dados mostrariam a necessidade de regulamentação da profissão e a cobrança justa pelo trabalho de coleta e separação do material.

O documentário Saindo da Lixeira tem cerca de 45 minutos e está disponível na íntegra abaixo, após a sinopse.
SINOPSE - Conjunto José Bonifácio, Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Em meio à crise financeira mundial, o vídeo documenta o dia-a-dia da catação e coleta de resíduos, trazendo à tona o olhar, os desafios e os sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem. Abordando a complexa problemática do lixo em São Paulo, o vídeo tem como pano de fundo a ação artística e educativa do Grupo Alma Ambiental, formado por jovens do bairro que agem para sensibilizar e mobilizar a população, incentivando a autonomia a partir de uma nova consciência

SAINDO DA LIXEIRA


Saindo da Lixeira - Documentário from ALMA Ambiental on Vimeo.

Nenhum comentário: