sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Oportunidades em época de crises IV: situação e ações na Suíça.

Por Júlio Canuto.
.
Augusto Cabral, brasileiro, vive em Zurique, na Suíça. Sua resposta, de 16 de maio, é um breve comentário sobre o principal esforço neste país: incentivar o consumo. Por lá, parece que o new deal verde é uma possibilidade, porém ainda não implantado.
.
Alguns dados sobre a Suíça:
.
*34a. economia do mundo (o Brasil é a 9a.), segundo o FMI: Indicadores de Desenvolvimento Mundial, de 15/09/2009 (PIB - Produto Interno Bruto em milhões de dólares);
*9o. país no ranking de
IDH - Índice de Desenvolvimento Humano (o Brasil é o 75o.), da ONU - Organização das Nações Unidas de 05/10/2009 - dados relativos a 2007 ;
*
População estimada de 7,6 milhões de habitantes;
*
Superfície de 41 285 km², dos quais 1 740 são cobertos por lagos e rios e 8 787 por áreas improdutivas como montanhas.

O principal tema explorado pela midia aqui na Suíça é a crise.
.
Por aqui é concensso que o consumo deve ser aumentado, pois dinheiro na poupança so irá parar as fábricas, pois se ninguem compra não existe razão para produzir. Fábricas fechadas significa pessoas desempregadas. Pessoas desempregadas leva a menos consumo e portanto o importante a fazer é sair desde loop degenerativo.
.
O "deal verde" faz parte desta estratégia e os paises europeus estão tentando aplica-lo.
.
Na minha opinião estas medidas sao válidas, pois o consumo tem que ser incentivado ou a crise nao terminará. O "deal verde", além de estimular o consumo, também protege o meio ambiente e gera empregos.
.
Segue uma dica com outras informações sobre o "deal verde" (em italiano):
____________________
na próxima postagem, veremos a situação no Japão.

Nenhum comentário: