sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Curta Sexta Curta 4 - Partido Alto

por Júlio Canuto
.
"Cantem todos como eu faço
Perdoem os fracassos, a vida é tão curta
Enquanto se luta, se samba também"
(Candeia)
.
.
Após quase dois meses da ultima postagem de curtas metragens, o Curta Sexta Curta volta ao ar no ano de 2010 com um documentário.
.
Aproveitando o ritmo do carnaval, que começa hoje em São Paulo, para apresentar o documentário Partido Alto, de Leon Hirszman, gravado em 1982.
.
Neste documentário você vai ter uma aula de samba de partido alto, através da apresentação do mestre Candeia e de Paulinho da Viola que, durante rodas de partido alto, contam a história deste tipo de samba, suas variações e as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Como diz Paulinho da Viola:
.
"O samba tem hoje muitos compromissos que reduzem a criatividade dos sambistas ao limites ditados pelo grande espetáculo. No partido, porém, tudo acontece de um jeito mais espontâneo. Por isso sempre haverá partideiros e os versos, de improviso ou não, refletirá as verdades sentidas na alma de cada um."
.
Ainda bem que sempre haverá partideiros. Os que aparecem no documentário são da Portela, e além dos dois gênios do samba citados acima, estão também Manacéia, Argemiro, Casquinha entre outros.
.
O documentário está dividido em três partes, com tempo total de 25 minutos. Basta clicar em cada uma das imagens e você será direcionado para o Youtube.
.
Vamo vadiar?
.
Partido Alto - Parte 1
.
Partido Alto - Parte 2
.
Partido Alto - Parte 3

Nenhum comentário: