quinta-feira, 10 de junho de 2010

1GOL Educação para todos

Enquanto o mundo se prepara para a Copa do Mundo na África, que começa hoje com a Festa de Abertura, há uma campanha interessante que chama a atenção das pessoas que estão ligadas na Copa para algo muito mais nobre: a Campanha 1 GOL: Educação para Todos.

A campanha é uma parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a FIFA (Federação Internacional de Futebol) para divulgar mensagens no sentido de pressionar governos de todo o mundo a cumprirem as metas do Tratado Educação para Todos, garantindo que todas as crianças do planeta tenham acesso à educação de qualidade até 2015.

O Educação para Todos é um compromisso internacional, assumido por 166 países e constituído por seis metas, no qual os líderes mundiais se comprometeram a garantir educação pública de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos até 2015. Suas metas são:

1. Expandir e aprimorar a educação e os cuidados com a primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis e desfavorecidas.
2. Garantir que em 2015 todas as crianças, especialmente meninas, crianças em situações de vulnerabilidade e pertencentes a minorias étnicas, tenham acesso a uma educação primária de boa qualidade, gratuita e obrigatória, além da oportunidade de completá-la de maneira satisfatória.
3. Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam satisfeitas mediante o acesso eqüitativo à aprendizagem apropriada e a programas de capacitação para a vida.
4. Atingir, em 2015, 50% de melhoria nos níveis de alfabetização de adultos, especialmente para as mulheres, e igualdade de acesso à educação fundamental e permanente para todos os adultos.
5. Eliminar, até 2005, as disparidades existentes entre os gêneros na educação primária e secundária e, até 2015, atingir a igualdade de gêneros na educação, concentrando esforços para garantir que as meninas tenham pleno acesso, em igualdade de condições, à educação fundamental de boa qualidade e que consigam completá-la.
6. Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e assegurar a excelência de todos, de modo que resultados de aprendizagem reconhecidos e mensuráveis sejam alcançados por todos, especialmente em alfabetização, cálculo e habilidades essenciais para a vida.

Sendo assim, a Copa do Mundo de 2010 apresenta-se como momento muito importante, pois inspirada na paixão pelo futebol que atrairá milhões de olhares para a Copa do Mundo 2010, na África do Sul, a idéia da iniciativa 1GOL: Educação para Todos é atrair a atenção internacional para a necessidade de uma educação de qualidade em todos os países. As ações do 1GOL continuarão a ser desenvolvidas no mundo todo depois do término da Copa de 2010. No Brasil, o 1GOL deve se estender até a Copa de 2014, já que nosso país será a sede do mundial.

A forma de participar do 1 GOL é assinar e convidar sua turma a assinar a petição virtual que está na página www.marque1gol.org.br . Cada pessoa do seu grupo também pode divulgar a iniciativa entre amigos e familiares. Outra forma é divulgar o endereço eletrônico no seu site. Participe, precisamos de 30 milhões de assinaturas na petição.

1 GOL NÃO ACEITA DOAÇÕES, QUER SOMENTE A SUA ASSINATURA!

Veja abaixo os vídeos da campanha no Brasil e a seguir a campanha internacional:






Essa semana o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, anunciou a realização de uma Cúpula Internacional para discutir a educação no mundo. O encontro será no dia 7 de Julho, em Cape Town, e o objetivo do encontro é fazer com que os líderes mundiais elaborem um plano para garantir que todas as crianças estejam na escola até 2015.

Não podemos perder essa oportunidade de sermos ouvidos. Para isso, traçamos o seguinte plano: até o dia da Cúpula torcedores do mundo todo e apoiadores do 1GOL escreverão milhares de recados para os líderes mundiais e cartões amarelos especialmente preparados para essa ação. Neles estará escrito que temos que agir com rapidez ou outra geração de jovens verá seu direto à educação negado. Será um aviso universal que os líderes não poderão ignorar.

Entre no site, assine e marque seu GOL!

www.marque1gol.org.br

Nenhum comentário: