segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Novidade no Blog!


Se antes as notícias do mundo chegavam até nós filtradas pelos interesses das grandes empresas de comunicação, hoje a internet e o atual estágio da tecnologia transforma cada indivíduo em um emissor de informações em potencial. É claro que a grande mídia global ainda é a principal fonte de notícias, até porque, além do poder econômico, também tem na internet uma forte aliada. Porém, não conta mais com a antiga hegemonia. Graças à internet, muitos movimentos sociais, antes demonizados ou simplesmente ignorados, ganham ao menos uma chance de expor sua versão dos fatos. O Indymedia (Independent Media Center), conhecido no Brasil como CMI, é um site de notícias com ramificações no mundo inteiro, através do qual qualquer pessoa pode acessar e divulgar textos, vídeos, sons e imagens fazendo as vezes do "enviado especial". Como o site é aberto a comentários, a credibilidade das matérias é posta à prova instantaneamente, quando vai ao ar. Segundo o próprio site, o objetivo é dar voz à quem não tem voz constituindo uma alternativa consistente à mídia empresarial que frequentemente distorce fatos e apresenta interpretações de acordo com os interesses das elites econômicas, sociais e culturais. À partir de agora o Pula o Muro oferece seu singelo apoio publicando os Boletins do CMI.



BOLETIM DO CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE - J31 2010

01) VOTORANTIM: CIMENTANDO AGRICULTORES TRADICIONAIS DE IMBITUBA.

Na ultima quarta-feira, 28 de julho, agricultores tradicionais de Imbituba-SC foram despejados das terras de onde vivem e produzem mandioca. A causa é a reintegração de posse concedida para empresa Votarantim, que implantará uma fábrica para a modelagem de cimento no local. Mesmo contrariando indicações do movimento social, de reforma agrária e do Ministério Público, Procuradoria Geral, INCRA e Advocacia Geral da União, a derrubada das casas e retirada das famílias foi efetuada. Os agricultores ainda não têm onde morar e estão temporariamente instalados em casas de amigos e parentes.

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/475284.shtml


02) FAZENDA SANTA ELINA É RETOMADA PELAS VÍTIMAS!

Na manhã do dia 25 de julho, famílias sobreviventes do conhecido "Massacre de Corumbiara" retomaram as terras da Fazenda Santa Elina.

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/475187.shtml


03) AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A INSTALAÇÃO DO ESTALEIRO EM BIGUAÇU.

Após 5 horas de evento, terminou a série de 3 audiências públicas com intuito de discutir os impactos sociais e ambientais do estaleiro OSX em Santa Catarina. Esta última audiência ocorreu em Jurerê Internacional, bairro de Florianópolis e contou com a presença de cerca de 700 pessoas. Dentre elas, estavam presentes na mesa principal: o presidente da FATMA, Murilo Flores; o diretor da OSX, Paulo Monteiro; o técnico da Caruso Jr. (Empresa contratada pela OSX para realizar os estudos ambientais e de engenharia do estaleiro), João Teixeira e o biólogo e representante da Fundação CERTI (Fundação contratada para reafirmar os estudos da Caruso Jr.), Marcos Da Ré. Infelizmente os técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), um dos grupos mais críticos do empreendimento, não foram chamados para compor a mesa, apenas constaram como público.

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/475108.shtml


04) WIKILEAKS PUBLICA MAIS DE 90 MIL REGISTROS SOBRE A GUERRA NO AFEGANISTÃO

Com o título: 'Diário da Guerra no Afeganistão', o site wikileaks.org publicou no domingo, 25 de julho, mais de 91 mil relatórios que cobrem a guerra no Afeganistão entre os anos de 2004-2010. O arquivo pode ser

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/475093.shtml


05) EXPOR A VERDADE NÃO É ILEGAL, A GUERRA QUE É!
No dia 27 de Maio, o soldado Bradley Manning, 22 anos, foi preso em Bagdá, no Iraque. Depois, transferido para uma prisão militar dos EUA ,no Kuwait, onde se encontra atualmente. Sua prisão aconteceu depois que o ex-hacker Adrian Lamo (condenado por ter invadido o site do New York Times) entregou para o FBI e o Exército dos EUA e-mails e logs (registros) de suas conversas com Manning, onde ele confessa ser a pessoa que vazou o vídeo "Assassinato Colateral" (Colateral Murder) para o site WikiLeaks.org (publicado no dia 10 de Abril na internet). O Daily Beast publicou um artigo no dia 10 de junho dizendo que a prisão de Bradley Manning fez com que o Pentágono iniciasse uma caçada para encontrar co-fundador e porta-voz do site wikileaks, o australiano Julian Assange, por temer a publicação de novos documentos secretos que poderiam causar sérios danos a segurança nacional dos EUA.

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474962.shtml


06) 20 ANOS DO CASO ACARI: NÃO AO ESQUECIMENTO, SIM À JUSTIÇA!

Entre os dias 22 e 26 de julho acontecerão atividades que lembrarão os 20 Anos do Caso Acari, que foi simbólico, tanto quanto ao aprofundamento da violência estatal contra as favelas e comunidades pobres, quanto à articulação da resistência popular a esse verdadeiro processo de genocídio da população negra, pobre e favelada no Brasil.

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474947.shtml


07) TRABALHADORES DA FLASKÔ CONSEGUEM EVITAR FALÊNCIA

Depois de alguns dias de angústias, nós, trabalhadores da Flaskô, com o apoio e a solidariedade de classe de todos os movimentos sociais e entidades populares, conquistamos mais uma vitória: conseguimos reverter a decisão do Juiz de Sumaré que decretava a falência da fábrica. Mostramos que não permitiremos qualquer tentativa de fechamento da fábrica. A Flaskô é do povo!

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474878.shtml


08) POPULAÇÃO SE LEVANTA EM BRAZLÂNDIA/DF NA LUTA POR MORADIA!

Na noite do dia 16 de julho, cerca de 100 famílias ocuparam uma área em Brazlândia que vinha sendo visada pelos grileiros e especuladores de Brasília.

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474788.shtml


09) PEQUENOS AGRICULTORES DE IMBITUBA FAZEM MANIFESTAÇÃO CONTRA
AMEAÇA DE DESPEJO.


A Associação Comunitária Rural de Imbituba (ACORDI) reuniu segunda-feira, dia 12, dezenas de pessoas, representando os movimentos sociais, sindicatos, membros de universidades, agricultores e populares da região em defesa de 100 famílias ameaçadas de despejo por uma ordem judicial. A passeata que passou pela principais ruas, pela prefeitura câmara do vereadores e o fórum da comarca teve como objetivo esclarecer a população e a sociedade sobre os fatos que vêm ocorrendo com os agricultores dos Areais da Ribanceira.

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474760.shtml


10) NÓS SOMOS SÁBIOS TAMBÉM. NÓS SOMOS CIENTISTAS. COMO
SOBREVIVEMOS ATÉ HOJE?


Aconteceu entre os dias 14 e 16 de julho, na Universidade do Estado do Amazonas, em Manaus, o Simpósio Internacional Conhecimentos Tradicionais na Pan-Amazônia. Nele o Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PNCSA) ajudou a reunir lideranças de povos indígenas, quilombolas e de outros povos tradicionais, acadêmicos de cerca de 40 universidades, e profissionais que trabalham em governos. Entre os/as convidados/as havia pessoas de nove países, e mais de 400 pessoas se inscreveram para participar. Até um funcionário da ABIN se inscreveu. Todo este interesse mostra que o assunto é um dos mais importantes na agenda internacional. O pano de fundo é o conflito entre interesses corporativos que pretendem expropriar os conhecimentos coletivos e as terras onde eles são cultivados, patentear os conhecimentos e seus objetos, e aplicá-los em empreendimentos industriais, e os povos tradicionais que exigem o respeito à sua autonomia, aos seus saberes e territórios coletivos voltados a uma vida sã. O principal objetivo das lideranças comunitárias em participar do evento ficou claro com a fala de Marcos Apurinã: "nós somos sábios também. Nós somos cientistas. Como sobrevivemos até hoje?".

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474756.shtml


11) COMUNIDADES DO TRILHO DIZEM NÃO À REMOÇÃO

18 de julho, a partir das 9 horas da manhã na comunidade Trilha do Senhor entre as Av: Padre Antonio Tomás e Santos Dumont, especificamente na Rua Marechal Rondon, na Praça da Capela Nossa Senhora das Graças uma manhã com atividades culturais contra as remoções e desalojos.

Matéria completa:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2010/07/474734.shtml

_______________________________________________

(c) Copyleft Centro de Mídia Independente.
É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
http://www.midiaindependente.org/

***

Nenhum comentário: