quarta-feira, 13 de outubro de 2010

CARACA, CINCO ANOS!?

por Júlio Canuto e Leonardo André

Este blog completa, hoje, cinco anos de existência. São 417 postagens (incluindo esta) em 1.825 dias... ou 60 meses. Em nenhum destes meses, desde outubro de 2005, este blog ficou sem postagem. E as postagens falaram sobre vários assuntos, com variadas linguagens: artes plásticas, documentários, curtas-metragens, clipes musicais, ensaios, artigos sobre literatura, resenhas, poesias etc. Atualmente tem em média 45 visitas por dia, muitas até de outros países.

A idéia começou ainda quando ainda cursávamos a graduação em Ciências Sociais (3º. Ano) e procurávamos, como diz sua primeira postagem:

Começamos aqui a tão sonhada escalada que nos libertará das garras da Academia! (13/10/2005)

Queríamos dizer com isso, que percebíamos uma divisão entre os estudos acadêmicos – que tratavam da sociedade – e a realidade cotidiana, das ruas. Isto é, percebíamos que ao mesmo tempo em que estudávamos a sociedade, havia uma tendência a nos afastar dos problemas reais. Assim, na segunda postagem, definimos e colocamos o objetivo:

O muro de que falamos é o muro da academia e a proposta deste blog é o de discutir a vida que há além deste muro e, como estudantes de Ciências Sociais, expor trabalhos, textos e idéias que saiam do padrão conformista, da simples análise de um objeto e proponham mudanças, exponham novos pontos de vista, tendo como objetivo a ação e transformação da realidade. (16/10/2005)

Acima de tudo, queríamos responder uma pergunta a qual estávamos cansados de ouvir àquela altura: por que diabos cursar Sociologia? Escrever um blog tem sido um exercício que nos ajuda a organizar as idéias. Assim, de tanto refletir, percebemos que cursar Sociologia é mais que aprender a fazer pesquisas e viajar na maionese; é uma formação antes de ser uma profissão. É claro que você pode tornar-se pesquisador, professor do Ensino Médio ou Superior entre tantas outras ocupações, e gerar renda com isso, mas o mais bacana é perceber, ao longo do curso, o desenvolvimento pessoal e o apuro do olhar. Infelizmente isso nos torna aquele amigo meio chato, às vezes... Faz parte!

O que mudou neste tempo?

Já formados, cada qual trabalhando em uma área, continuamos “celebrando olhares alternativos sobre a sociedade” (frase que ficou por bom tempo abaixo do título do blog). Pulamos este e outros muros. Redefinimos a orientação. Aliás, só observamos que naturalmente ela foi caminhando para a Educação. Não como tema central, mas como olhar sobre os fatos e idéias que comentamos acerca do Consumo, Meio Ambiente, Trânsito, etc.

Durante esse tempo, procuramos estabelecer contato com outros blogs e até com blogueiros de outros países de língua portuguesa, fato que nos rendeu um prêmio, atribuído pelo Diário de um Sociólogo, de Moçambique.

Da experiência do Pula o Muro, surgiu a idéia de um projeto social: o Identidade em Rede, realizado durante o ano de 2008. Era uma oficina de blog que tinha a utilização desta e outras ferramentas de comunicação na promoção da cidadania e a valorização do espaço público através do conhecimento a respeito da Identidade, em nível individual e coletivo, proporcionando a formação de consciência crítica sobre a realidade social.

Continuamos pulando os muros que nos cercam, buscando novos olhares, sempre à margem, sempre de forma alternativa. E continuamos a convidar todos a comentar, enviar sugestões e até mesmo textos para publicação.

Nenhum comentário: