terça-feira, 26 de outubro de 2010

#decrescimento

por Júlio Canuto

Faz tempo que insisto em dizer aqui que os ultimos governos se vangloriam do aumento do PIB, colocando o crescimento deste indicador como prova de que o país está melhorando significativamente. Por outro lado, temos inúmeros fatos comprovando uma crise de valores em nossa sociedade, com queda na qualidade da educação e aumento da violência.

É preciso entender que não há crescimento eficaz se a população não se beneficia de forma completa. É preciso parar com a falsa ideia de que comprando geladeiras e financiando carros, nosso povo se desenvolve. Ideia esta que, diga-se, está fortemente entre nós desde, pelo menos, a década de 1950. Somente o desenvolvimento humano, que está intimamente ligado à Educação para a cidadania é que, de fato, trará real desenvolvimento ao país. Este tipo de desenvolvimento é o que aprimora a criatividade do povo, gera conhecimento e traz uma visão crítica sobre nossas atitudes, que vão desde atos corriqueiros, como nosso comportamento no trânsito, ou a escolha de produtos no supermercado e o pensar no que devemos e como consumir, até a ética no trabalho, na política etc.

Hoje, no twitter, o Senador Cristovam Buarque conseguiu sintetizar de forma brilhante esta situação. É o tipo de frase que você queria que fosse sua. PERFEITA!
Aqui está:

Nenhum comentário: