terça-feira, 19 de outubro de 2010

Violeiros do Brasil

por Júlio Canuto.

E não é que a busca daquela madrugada na semana passada rendeu boas horas de audição de viola?

Pra complementar a postagem anterior (que apenas falou de causos e algumas poucas afinações de viola)e fazer justiça com demais violeiros brasileiros, coloco abaixo dois vídeos do concerto de lançamento do livro e DVD "Violeiros do Brasil", em 8 de maio de 2009, no Chevrolet Hall, Belo Horizonte.

Dividiram o palco, os violeiros Adelmo Arcoverde, Almir Sater, Braz da Viola, Ivan Vilela, Passoca, Paulo Freire, Pena Branca, Pereira da Viola, Roberto Corrêa, Tavinho Moura, Zé Mulato & Cassiano.

Este trabalho teve direção musical de Myriam Taubkin, direção executiva de Gabriel Paiva, video cenário de Luiz Duva. Realização: Projeto Memória Brasileira.

CLIQUE AQUI para acessar o sítio do Projeto Memória Brasileira e informações sobre o livro e vídeo Violeiros do Brasil e outros

O primeiro vídeo é do violeiro Braz da Viola, que com sua viola de cocho conta um pouco da história do santo protetor dos violeiros: São Gonçalo do Amarante.

São Gonçalo (domínio público)


O segundo vídeo reúne todos os violeiros com o Pena Branca, que se não tem a técnica dos demais, representa como ninguém a alma caipira. Aqui, um clássico da música caipira.

Cuitelinho (folclore reunido por Paulo Vanzolini e Antônio Xandó)

Nenhum comentário: