segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rússia, 1909 a 1912

Julio Canuto

A foto abaixo, de um grupo de crianças judias com um professor, em Samarkand (atual Uzbequistão), foi tirada em 1910. Clique para ampliar.


Difícil acreditar?

Trata-se de uma extraordinária coleção de fotos coloridas tiradas entre 1909 e 1912. Naqueles anos, o fotógrafo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944) realizou um levantamento fotográfico do Império Russo, com o apoio do czar Nicolau II. Ele usou uma câmera especial para capturar em rápida sucessão três imagens em preto e branco usando filtros vermelho, verde e azul, que seriam recombinadas e projetadas com lanternas para mostrar imagens com colorido próximo da realidade.

A alta qualidade das imagens, combinadas com as cores brilhantes, torna difícil para os espectadores acreditar que estão olhando para trás 100 anos. Quando estas fotos foram tiradas, nem a Revolução Russa nem a I Guerra Mundial tinham começado.

As fotos podem ser vistas no endereço a seguir, basta clicar para acessá-las: http://www.boston.com/bigpicture/2010/08/russia_in_color_a_century_ago.html?ref=nf

Abaixo mais algumas imagens.

Moldagem de uma fundição artística (Kasli Iron Works), 1910. Do álbum "Vistas das Montanhas de Ural, pesquisa da área industrial, o Império Russo." Google Map , (Prokudin-Gorskii Collection)

Fábrica em Kyn, Rússia, pertencente ao Conde Stroganov SA, 1912. Google Map , (Prokudin-Gorskii Collection)
,
Emir Seyyid Mir Mohammed Alim Khan, o Emir de Bukhara, sentado segurando uma espada em Bukhara (Uzbequistão dias atuais), ca. 1910. Google Map , (Coleção Prokudin-Gorskii)


2 comentários:

Paulo Gurgel disse...

Meu caro,
O texto desta postagem, por ser uma cópia da que foi publicada no blog EntreMentes, gostaria de que fizesse a citação.
http://blogdopg.blogspot.com/2011/02/russia-em-cores-um-seculo-atras.html#links
Agradeço a atenção.

Paulo Gurgel disse...

Meu caro,
Desconsidere a solicitação anterior. Os textos se parecem mas não são cópias um do outro.
Resultam de termos recorrido a uma fonte comum.