Julio Canuto
Difícil acreditar?
Trata-se de uma extraordinária coleção de fotos coloridas tiradas entre 1909 e 1912. Naqueles anos, o fotógrafo Sergei Mikhailovich Prokudin-Gorskii (1863-1944) realizou um levantamento fotográfico do Império Russo, com o apoio do czar Nicolau II. Ele usou uma câmera especial para capturar em rápida sucessão três imagens em preto e branco usando filtros vermelho, verde e azul, que seriam recombinadas e projetadas com lanternas para mostrar imagens com colorido próximo da realidade.
A alta qualidade das imagens, combinadas com as cores brilhantes, torna difícil para os espectadores acreditar que estão olhando para trás 100 anos. Quando estas fotos foram tiradas, nem a Revolução Russa nem a I Guerra Mundial tinham começado.
As fotos podem ser vistas no endereço a seguir, basta clicar para acessá-las: http://www.boston.com/bigpicture/2010/08/russia_in_color_a_century_ago.html?ref=nf
Abaixo mais algumas imagens.
Moldagem de uma fundição artística (Kasli Iron Works), 1910. Do álbum "Vistas das Montanhas de Ural, pesquisa da área industrial, o Império Russo." Google Map , (Prokudin-Gorskii Collection)
Fábrica em Kyn, Rússia, pertencente ao Conde Stroganov SA, 1912. Google Map , (Prokudin-Gorskii Collection)
,
,
Emir Seyyid Mir Mohammed Alim Khan, o Emir de Bukhara, sentado segurando uma espada em Bukhara (Uzbequistão dias atuais), ca. 1910. Google Map , (Coleção Prokudin-Gorskii)
2 comentários:
Meu caro,
O texto desta postagem, por ser uma cópia da que foi publicada no blog EntreMentes, gostaria de que fizesse a citação.
http://blogdopg.blogspot.com/2011/02/russia-em-cores-um-seculo-atras.html#links
Agradeço a atenção.
Meu caro,
Desconsidere a solicitação anterior. Os textos se parecem mas não são cópias um do outro.
Resultam de termos recorrido a uma fonte comum.
Postar um comentário