quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Arte na Periferia da Cidade de São Paulo

por Julio Canuto

Na última terça feira, 15/02, a TV Cultura de São Paulo exibiu o documentário Panorama Arte na Periferia. Mais do que mostrar os grupos que produzem arte na periferia da zona sul de São Paulo, o documentário mostra o que pensam as pessoas que fazem arte na periferia. E são muitas pessoas!

A arte da periferia é original, tem raíz. É a história de vida das pessoas da periferia. Tem amor. Tem raiva. Tem justiça. Fica claro, sobretudo, que o movimento artístico da periferia discute Educação, Política, Estética, História, enfim, propõe e executa mudanças.

Enquanto estava assitindo o documentário, pensava que se o país passar por alguma mudança significativa nos próximos anos, isso não será obra de nenhum governo, sempre atrelado aos interesses do grande capital, mas sim das pessoas da periferia, da massa, que é a maioria da nação.

Abaixo você tem o documentário na íntegra. Tem música, verso, pintura etc.

A sinopse, a ficha técnica e o documentário são uma reprodução do blog Arte na Periferia (clique no título para acessar). 

Sinopse: Apresenta a arte produzida na periferia de São Paulo, dos artistas Sérgio Vaz, Ferréz, Gaspar, Guaidi... Todos discutem a arte, o movimento da periferia e o artista propriamente dito.

Gênero: Documentário
Direção: Peu Pereira
Produção: Anabela Gonçalves e Daniela Embón
Fotografia: Peu Pereira e David Vivad
Edição: David Vivad.
Duração: 50min.

Distribuição: Elo Audiovisual
(SÃO PAULO/ Brasil)

PANORAMA ARTE NA PERIFERIA

Nenhum comentário: