sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Boletim do CMI - Fevereiro

As notícias que você não viu no Jornal Nacional, você vê aqui!



BOLETIM DO CENTRO DE MÍDIA INDEPENDENTE - F16 2011


01) CMI-GBH - CHAMADA DE VOLUNTÁRIOS

É com alegria que o coletivo grande Belo Horizonte do Centro de Mídia Independente (CMI) convida todos os interessados a participarem de suas atividades e contribuírem para a construção de uma mídia realmente independente. Para tal convocamos uma reunião para receber esses novos voluntários.

Matéria completa:


02) DÁ LICENÇA DIREITOS AUTORAIS

Dá Licença Direitos Autorais

Matéria completa:


03) ATO NA CÂMARA DOS VEREADORES DE SÃO PAULO

Cerca de 650 pessoas ocuparam o plenario no ultimo sabado dia 12 de janeiro exigindo uma nota de negociacao sobre o aumento das passagens de onibus. Por volta de 150 dos manifestantes ocuparam o mezanino enquanto as 500 pessoas do lado de fora impediam a saida do secretario de transportes Marcelo Branco. A TV Camara cortou a transmissao ao vivo da audiencia no momento em que os manifestantes ocuparam a assembléia.

Matéria completa:


04) MTST REALIZA MANIFESTAÇÃO NA SECRETARIA DE HABITAÇÃO, NO CENTRO DE SÃO PAULO

Hoje, dia 10 de fevereiro, foi realizada uma manifestação na CDHU, no centro de São Paulo. Cerca de 400 famílias ocuparam o saguão do prédio da Secretaria da Habitação, onde está localizada a CDHU.

Matéria completa:


05) CACIQUE MARIA VALDELICE É PRESA INJUSTAMENTE

Mais uma vez uma liderança do Povo Tupinambá de Olivença é presa injustamente. Primeiro foi o Cacique Babau, depois seus irmãos Givaldo e Glicélia, agora foi a vez da Cacique Maria Valdelice (Jamopoty).

Matéria completa:


06) APESAR DOS ATAQUES, OS MANIFESTANTES RESISTEM!

Após a grande manifestação de terça-feira (01/02), que mesmo com o bloqueio de meios de comunicação e do acesso ao local reuniu pacificamente milhares de pessoas, a situação no Egito foi se tornando cada vez mais tensa com o surgimento de grupos "pró-Mubarak" atacando os manifestantes. Contando com a conivencia do exercito e armados com facas, paus, pedras e muitas vezes utilizando armas de fogo, coqueteis molotov e ácido, esses grupos foram conseguindo algumas posições, cercando os manifestantes e chegando inclusive a ameaçar o controle da praça Tahrir, principal local de concentração dos manifestantes no Cairo. Mas passadas algumas horas, após a surpresa dos ataques, os manifestantes conseguiram se organizar para reagir e conseguiram empurrar os apoiadores do regime para mais longe conseguindo prender alguns deles, descobriu-se, como no caso dos saques contra a população, que se tratavam de policiais. Também foram vistos veículos da polícia levando homens para o local onde se concentravam apoiadores do regime e alguns deles estão utilizando armas de controle de multidão. O que confirma ser a nova estratégia para enfraquecer os protestos, já que uma grande marcha para o palácio presidencial foi marcada para hoje (04/02).

Matéria completa:


07) ATO EM APOIO À REVOLUÇÃO NO EGITO

Ato em apoio à revolução no Egito em São Paulo nesta sexta-feira A Frente em Defesa do Povo Palestino , que reúne mais de 50 instituições, entre centrais sindicais, movimentos sociais e entidades árabes-brasileiras e islâmicas, além de indivíduos solidários à causa, realiza na próxima sexta-feira (4/2) ato em apoio ao movimento popular no Egito contra a ditadura Mubarak e a favor da autodeterminação dos povos.

Matéria completa:
 
08) 4 MIL MANIFESTANTES TOMARAM MAIS UMA VEZ AS RUAS DA CIDADE DE SÃO PAULO

No dia 27/01 cerca de 4 mil manifestantes tomaram mais uma vez as ruas da cidade de São Paulo para protestar contra o aumento da tarifa de ônibus ( R$ 2,70 para R$ 3,00 )

Matéria completa:


09) NENHUM PASSO PARA TRÁS!

O Egito se encontra há seis dias, desde o dia 25, em meio a protestos de dezenas de milhares de pessoas por todo o país contra o ditador Hosni Mubarak. No embalo da Revolução de Jamin na Tunísia, os egípcios tomaram as ruas das principais cidades do seu país e lançaram o regime autoritário à beira do colapso. Mesmo com a sua polícia derrotada e Exército relutante em ir contra os manifestantes, Mubarak se nega a deixar o poder. Na tentativa de acalmar a situação o ditador anunciou na sexta-feira que iria demitir o seu gabinete ministerial e substituí-lo, mas isso só isso não basta e os atos se mantêm intensos até o momento.

Matéria completa:


10) REDE CONTRA O TARIFAÇO INAUGURA BANCA NO CALÇADÃO DA RUA XV EM CURITIBA

Ontem às 11h da manhã a Rede Contra o Tarifaço inaugurou uma banca no calçadão da Rua XV de Novembro, localizada no centro de Curitiba. A banca recolhe assinaturas para abaixo assinado contra o possível e anunciado reajuste da tarifa do ônibus na cidade e região metropolitana, divulga calendário de manifestações para congelar o aumento da tarifa, distribui panfletos para adesão à rede bem como materiais explicativos referentes às péssimas condições que apresenta o transporte coletivo na capital e o lucro indevido das empresas de transporte coletivo sobre o trabalhador.

Matéria completa:


_______________________________________________

(c) Copyleft Centro de Mídia Independente.

É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


***

Nenhum comentário: