sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

WIKIREBELS - o documentário sobre o wikileaks

por Julio Canuto

Nesta sexta não apresentaremos um curta, pois o assunto é denso. Apresentamos o Documentário Wikirebels.
.

Exibido pela TV estatal sueca (SVT) no final de 2010, o documentário, de 57minutos, apresenta a criação e o modo de agir do Wikileaks, com especial atenção para o funcionamento da sua rede de colaboradores.
.
As entrevistas com jornalistas, membros de órgãos federais, colaboradores do wikileaks e do próprio Julian Assange trazem ótimas reflexões sobre as ações dos governos, os limites da participação dos cidadãos, o poder da comunicação e informação, enfim, sobre a democracia.
.
Para uma boa análise sobre o Wikileaks, leia o artigo do sociólogo Manuel Castells, publicado neste blog em 11 de janeiro deste ano, clicando [AQUI].

Para acompanhar os documentos publicados pelo wikileaks, bem as notícias que envolvem o site , Julian Assange e seus colaboradores, clique [AQUI] e será direcionado para o blog de Natália Vianna em parceria com a revista Carta Capital.
.


Pra quem se interessar pelo assunto, segue o elo para outro documentário: The Most Dangerous Man in America: Daniel Ellsberg and Pentagon Papers. O documentário, como o título diz, conta a história de Daniel Elsberg, ex-funcionário público que, com a ajuda do jornal The New York Times, trouxe a público documentos secretos do Pentágono, que revelava as mentiras de cinco presidentes norte americanos sobre a guerra do Vietnã. Suas denúncias foram fundamentais para a queda do presidente Nixon no escândalo Watergate. Considerado "o homem mais perigoso da América", Ellsberg foi condenado por conspiração e espionagem e passou 15 anos na cadeia. Hoje apoia o fundador do Wikileaks. Confira este documentário clicando [AQUI].

Abaixo, assita o documentário Wikirebels




3 comentários:

léo disse...

Seria esse tal Assange o Pelé do jornalismo?

PuLa O mUrO disse...

rs

Não sei responder sua pergunta. Mas o bom mesmo é que estas ações vem crescendo, como o documentário mostra. E mesmo pra quem pense que é um abuso revelar documentos até então sigilosos, isto serve para discutirmos até que ponto os Estados podem ter o direito de manter segredo, uma vez que todas as suas ações interferem na vida de milhões de pessoas.

Claaaaaro que a mídia não coloca esta questão, mesmo porque a grande mídia tem se acomodado no jogo dos donos do poder, ou mesmo porque estas empresas são de propriedade dos donos do poder. Mas.... vamos em frente, dialogando com quem tem olhos, ouvidos e boca. rs

Julio

Rogerio Floripa disse...

Baixar o Documentário - WikiRebels - http://mcaf.ee/5akj3