sexta-feira, 27 de maio de 2011

Praias impróprias

by beto tristão

É, não é apenas em Long Beach, no litoral Sul de São Paulo, que as praias estão impróprias para o banho. Aqui em Fortaleza cada vez mais cresce o número de trechos no litoral inadequados para se banhar. O mais triste disso tudo, além é claro do fato em si, é que uma das maiores fontes de recurso da capital cearense vem do turismo.


Cada vez que vou para qualquer praia do litoral cearense fico mais indignado e espantado com a falta de educação da população local e dos turistas. Fico impressionado com a quantidade de lixo que vejo espalhado pela areia e com a capacidade das pessoas de tolerarem conviver em meio a toda essa sujeira.

Recentemente foi publicado pelo Diário do Nordeste que em plena alta estação já são pelo menos 13 praias impróprias para o banho na faixa litorânea na capital cearense - onde ficam a maior parte dos hotéis. Segundo o estudo, esse número aumentou desde o último boletim de balneabilidade - eram 09 trechos do litoral. E o curioso disso é que atribuem essa condição aos efeitos das chuvas. Não sei se estou enganado, mas a culpa não seria do homem que joga lixo nas praias? Ou dos esgotos que são despejados ao monte nelas?

E o pior disso tudo é que não há nenhum tipo de programa de conscientização por parte do governo para trabalhar com a população (principalmente com as crianças), orientando e educando para preservarem uma das maiores riquezas do Estado – muito procurado pelo turismo. Imagino, por exemplo, um projeto de lei que obrigue as emissoras a veicularem propagandas educativas, ensinando a população a jogar lixo no lixo (simples assim). Ou ainda incentivar a criação de cooperativas que fabriquem canudos com um material diferente do plástico para serem vendidas nas barracas das praias e pelos vendedores de coco - além de educativo, gera renda. São tantas as possibilidades que podem ser desenvolvidas, mas infelizmente não vejo nenhum projeto sendo criado por aqui.

Enquanto isso seguimos aprendendo a conviver com o lixo e com a sujeira. Estamos nos adaptando bem, acho que um dia a gente chega lá.
______________________________________________________________________

Lendo a reportagem sobre as praias impróprias me deparei com um mapa que chamou a atenção. Ele apresenta os homicídios em Fortaleza nesse primeiro semestre. É de assustar.


http://maps.google.com.br/maps/ms?hl=pt-BR&gl=br&ptab=2&ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=202987194268260645512.00049a4c2d80624857705

Nenhum comentário: