terça-feira, 3 de maio de 2011

Seminário "Copa 2014 no Estado de São Paulo: Investimentos, Legados, Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico"

por Julio Canuto
clique nas palavras grifadas para acessar
os documentos e artigos citados.
.
Atenção população da cidade de São Paulo e, principalmente, moradores de Itaquera.
<><><> 
Local onde será contruído o estádio do S.C.Corinthians Pta, que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014.
.
Falta apenas três anos para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, e uma das maiores discussões refere-se à sede paulista, cogitada para ser palco da abertura do evento esportivo. Nada de novo: obras em atraso, paixões futebolísticas acima das discussões de real interese da população, troca de farpas entre presidentes de clubes, falta de transparência sobre a utilização de dinheiro público e os valores envolvidos.  
.
Muito do que se pretende fazer na região - além da construção do estádio do Corinthians - está na Agenda 2012, o Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo a serem cumpridas até o final do atual mandato. Embora faltem poucas metas ainda não iniciadas, é muito alto o número de metas ainda não completamente atingidas. Para conferir o andamento de cada uma das 223 metas da Agenda 2012, acesse o Termômetro.
.
A zona leste, portanto, é a região onde está centrada a atenção do poder público. Parcerias entre as diferentes esferas de governo estão sendo aprovadas para agilizar o cumprimento da Agenda nesta região da cidade, com obras de infra-estrutura com prazo para entrega em junho de 2012. Além destas, Preparar São Paulo para ser sede da Copa do Mundo de 2014 constitui a meta 174.
.
Além da construção e mudanças de ruas e avenidas, construção de equipamentos públicos e implantação de diversos serviços, haverá pressão para mudanças na legislação para aprovar mudanças nas leis, o que pode provocar profundas mudanças na característica do bairro.
.
Como morador da região, vejo a população sem grandes expectativas e ainda muito desinformada. Pelo andar da carruagem, a Copa vai chegar, várias mudanças serão realizadas no bairro, mas sem a participação popular. Isto é, corremos o risco de engolir a seco decisões que respondem a outros interesses, que não a dos moradores.
.
Na próxima sexta-feira, 06 de maio, haverá discussão sobre as ações do governo para a Copa 2014 em São Paulo.
.
Este evento será realizado no Auditório Paulo Kobayashi
Andar térreo da Assembléia Legislativa de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo, SP.
Das 9h às 13hs.
.
Compareça!
.
A matéria a seguir, de 29 de abril, foi extraída do site da Rede Nossa São Paulo e explica o que será exposto no seminário.
.
Da assessoria do deputado Simão Pedro
.
O Parlamento paulista irá sediar o seminário "Copa 2014 no Estado de São Paulo " Investimentos, Legados, Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico". Organizado por comissão de representação da Assembleia Legislativa, sob coordenação do deputado Simão Pedro (PT), o evento acontece no próxima sexta-feira, 6/5, das 9 às 13h, no auditório Paulo Kobayashi.
.
O objetivo é conhecer as iniciativas das várias esferas de governo, e em especial a do Estado " como transporte, obras viárias, segurança pública, entre outras " e das entidades ligadas à Copa 2014. Também será aprofundado o debate sobre o legado para a inclusão social e o desenvolvimento econômico que este importante evento propiciará para a cidade e para o Estado de São Paulo.
.
Foram convidados o ministro do Esporte, Orlando Silva; o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional e presidente do Comitê Paulista Copa 2014, Emanuel Fernandes; o prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab; o presidente do S.C. Corinthians Paulista, Andrez Sanchez; o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira; além de parlamentares, lideranças e entidades esportistas.
.
A comissão de representação foi composta com a finalidade de acompanhar as ações necessárias do governo estadual para a instalação do estádio sede para a abertura da Copa do Mundo 2014, em Itaquera. Os membros são: Simão Pedro (PT), Carlos Alberto Bezerra Jr. (PSDB), Leci Brandão (PCdoB), Chico Sardelli (PV), Adriano Diogo (PT), Donizete Braga (PT), João Antônio (PT), Luiz Moura (PT) e José Zico Prado (PT).
.
Na última quarta-feira, 28/4, Simão Pedro esteve reunido com o Andrez Sanchez para confirmar sua participação no seminário. Sanchez afirmou que na ocasião irá apresentar o projeto de implantação do campo do Cortinthians em Itaquera, e solicitou a colaboração dos deputados junto ao governo do Estado visando a execução das obras de infraestrutura previstas no projeto da Copa 2014. O deputado se dispôs a colaborar com a diretoria do Corinthians junto à comunidade de Itaquera, onde convive há mais de 30 anos, e a atuar diretamente com a coordenação da Copa 2014 a fim de que esse evento traga um legado importante para a inclusão social e para o desenvolvimento econômico da região.
______________________________
Mais:

Esperança para a Zona Lost. O Estado de São Paulo. Opinião. 25.abr.2011.

Nenhum comentário: