segunda-feira, 4 de julho de 2011

Itaquera na Cena

por Julio Canuto


Não é de Copa do Mundo e estádio do "Curintia" que Itaquera vive.

Há um pessoal que se movimenta, abre espaços de atuação e, nas medidas do possível e impossível, fazem as coisas acontecerem.

Já postei aqui várias ações do Grupo ALMA Ambiental, que trata de cultura e educação ambiental. Este grupo conquistou o Ponto de Cultura COHABITARTE, que promove exposições de artes plásticas, mostras de cinema, teatro, cursos de música, até a articulação sobre a produção cultural regional, que tem a participação de outros artistas e moradores da região, alguns com vários anos de luta pela cultura.

Mas falando em produção cultural, tem um pessoal fazendo um ótimo som, produção, divulgação e tudo mais na raça: o coletivo Engrenagem Urbana.

Formado originalmente pelos músicos Kiko de Sousa (tecladista e produtor), Thiago Rocha (percussionista) e Clayton "Nenê" Caetano (baixista e guitarrista), moradores do Conjunto José Bonifácio (COHAB II), já gravaram um EP e estão apresentando ao público "um show enérgico e diferenciado, numa linha tênue que vai do Hip Hop ao Jazz, passeando pela MPB, Soul e até mesmo pelo Dub, Reggae e RnB." Suas apresentações ocorrem em vários locais, entre eles CEUs, alguns bares de Itaquera e centro de São Paulo e até na Estação da Luz, local onde diariamente circulam milhares de moradores da região na ida e na volta de seus trabalhos. Fazem parte do coletivo outros dois excelentes músicos da região: o MC Samuel Porfírio e a cantora Maria Elvira.

É do coletivo Engrenagem Urbana (Thiago Rocha e Kiko de Sousa) que surgiu o projeto Itaquera na  Cena, que tem como objetivo maior "a divulgação dos artistas da região que são carentes de recursos e mídias especializadas que acolham e divulguem os seus trabalhos". 

Bom, chega de conversa! Abaixo estão os links para as páginas no site MySpace, onde você poderá ouvir músicas e conhecer mais do histórico dos músicos.


Samuel Porfírio, com seu Hip Hop conciso, bem elaborado, ora repleto de bom-humor, efusivo, ora reflexivo e divergente, com rimas nitidamente influenciadas pelos nossos típicos boêmios do samba paulista da velha-guarda, mas cheio de idéias focadas no cotidiano cosmopolita, moderno e cinza dos nossos tempos: http://www.myspace.com/samuelporfirio 

Maria Elvira, dona de uma voz poderosa, vem de um longo histórico de apresentações em quase uma década de carreiraSuas especialidades são a tradicional e a moderna música popular brasileira e os standarts mais conhecidos da world music. Em seu trabalho autoral, poesias repletas de metáforas para todos os gostos: às vezes doces, muitas vezes ácidas e outras bastante amorosas:.http://www.myspace.com/mariaelviracantora 

De quebra, dois vídeos de apresentações do grupo:

ON & ON


NEGA RAINHA

Nenhum comentário: