sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Morte e Vida Severina - filme em desenho animado

por Julio Canuto

"...E não há melhor resposta
que o espetáculo da vida:
vê-la desfiar seu fio,
que também se chama vida,
ver a fábrica que ela mesma,
teimosamente, se fabrica,
vê-la brotar como há pouco
em nova vida explodida;
mesmo quando é assim pequena
a explosão, como a ocorrida;
mesmo quando é uma explosão
como a de há pouco, franzina;
mesmo quando é a explosão
de uma vida severina."


(Texto na íntegra, CLIQUE AQUI)


Os versos que abrem esta postagem, do clássico Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto, poderiam estar na postagem anterior. Apesar dos contextos serem muito diferentes, estão em completa sintonia. A de hoje (texto e vídeo abaixo) veio pelo site Catraca Livre, que por sua vez buscou no blog Educação, Tecnologias e Algo Mais e publicou em 29/09/2013, chegando aqui pela dica da Regiane.


Promovendo uma releitura da obra prima de João Cabral de Melo Neto, o cartunista Miguel Falcão adaptou para o formato quadrinhos o memorável “Morte e Vida Severina”. A produção ficou por conta da TV Escola, Canal do ministério da Educação e da Fundação Joaquim Nabuco.
Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. A obra é dirigida por Afonso Serpa e produzido por Roger Burdino. Quem assina a trilha sonora é Lucas Santtana. A atuação é do ator Gero Camilo dando vida ao personagem principal.
A versão audiovisual, em preto e branco,  narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.
Confira o filme de pouco mais de 55 minutos que buscamos no blog Educação, Tecnologias e Algo Mais…:

Um comentário:

stella maia disse...

Um GRANDE TRABALHO do Miguel Falcão !!!
Excelentecissimo !!!