sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Curta Sexta Curta 27 - Cerveja Falada

por Julio Canuto

Todos sabem que os brasileiros são apreciadores de cerveja. Mas digamos que em geral não prestamos muita atenção no que consumimos. As grandes cervejarias estão ai enchendo nossas mentes nos comerciais da TV, nos intervalos do futebol e assim por diante. E como tantos produtos anunciados a exaustão, capricham na aparência (e propaganda), mas deixam muito a desejar na qualidade. 

Porém, "ah, porém", há alguns anos vem crescendo o interesse por cervejas especiais e/ou artesanais. Já são vários os bares que oferecem opções nacionais e importadas dos diversos tipos: ale, stout, weiss etc. Matéria do Estadão PME traz a seguinte informação: 
A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) estima que existem hoje cerca de 200 microcervejarias em atividade, mas elas representam apenas 0,15% do setor cervejeiro nacional, dominado por grandes empresas. “Nos Estados Unidos existem 2,4 mil. Há 30 anos, eles começaram com 90. Se o Brasil seguir a mesma proporção de consumo e vendas, podemos chegar a 2,5 mil em 20 anos”, afirma Luiz Vicente Mendes, diretor da feira Brasil Bier e um dos especialistas no segmento (Estadão PME, 25/09/13).

Na matéria, fala-se de cervejarias de 16 a 20 anos de existência. Mas vocês sabem qual foi a primeira cervejaria artesanal do Brasil e que existe até hoje? Pois este é o tema do Curta Sexta Curta de hoje, com o Cerveja Falada (extraído do site curta doc).

Deguste as histórias do mestre cervejeiro Rupprecht Loeffler (1918-2011) e da Cervejaria Canoinhense (de Canoinhas, SC). 

Nossa sugestão para esta sexta-feira. Saúde!

Sinopse
Uma viagem no tempo com Rupprecht Loeffler, um senhor que viveu 93 anos apaixonado por sua profissão de mestre cervejeiro. Ele e sua Canoinhense, cervejaria em atividade desde 1915, são os personagens deste documentário.

Ficha Técnica

País: Brasil
Duração: 15'
Diretor: Demétrio Panarotto, Guto Lima, Luiz Henrique Gomes Martins
Produtor: Guto Lima
Ano: 2010

CERVEJA FALADA
Formato: HD
Montagem: Cíntia Domit Bittar
Som Direto: Gustavo Fioravante, Leonardo Gomes
Fotografia: Marx Vamerlatti






Nenhum comentário: