sexta-feira, 14 de março de 2014

Curta Sexta Curta 29 - Zéfiro Explícito

por Julio Canuto


O Curta Sexta Curta de hoje é especialíssimo. Se prepara molecada... Hoje é dia de Zéfiro Explícito, de Gabriela Temer e Sergio Duran.

Conhece Carlos Zéfiro? Bom, o Brasil demorou 30 anos para conhecê-lo. Sua identidade foi revelada apenas nos anos 1990, por Juca Kfouri na revista Playboy. 

Espie só, mocinhos e mocinhas. 

Carlos Zéfiro era um cartunista de desenhos eróticos (como você vê ao lado), mas também parceiro de grandes sambistas em clássicos como A flor e o espinho (com Nelson Cavaquinho). Sabe qual, não é? Um dos mais belos da história do samba. Feita de erotismo e poesia, sua obra mostra que o cara sabia das coisas.

"Tire o seu sorriso do caminho
Que eu quero passar com a minha dor
Hoje pra você eu sou espinho
Espinho não machuca a flor
Eu so errei quando juntei minh'alma a sua
O sol não pode viver perto da lua"

Pois não perca tempo e confira a extraordinária história do cara que "era mais uma expressão cultural do que uma expressão artística". Fique com esta frase na cabeça e veja a obra de Carlos Zéfiro. 

Assista ao filme, leia o roteiro, comente 19, publique, Documentário, de Gabriela Temer, Sergio Duran, Duração: 15 min, Plays 3.815
Gênero: Documentário 

Diretor: Gabriela TemerSergio Duran 

Elenco: Gil CaminhaJuca KfouriNilton BahlisOtacílio D'AssunçãoOtacílio D'AssunçãoPaulo César Pereio 

Duração: 15 min     
Ano: 2012     
Formato: Digital 

País: Brasil     
Local de Produção: RJ 

Cor: Colorido 



Sinopse: Sob o pseudônimo de Carlos Zéfiro, o funcionário público Alcides de Aguiar Caminha publicou centenas de quadrinhos eróticos que influenciaram gerações. Alcides também foi compositor de sambas, em parceria com grandes nomes como Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito. Esta é história de sua descoberta 

(Ficha técnica e sinopse do Porta Curtas)



Zéfiro Explícito from sergio duran on Vimeo.

Nenhum comentário: