domingo, 25 de maio de 2014

O povo brasileiro

por Julio Canuto

A TV Cultura está reprisando o documentário O povo brasileiro, dividido em episódios. Baseado na obra homônima do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro (1922-1997), o documentário, passados quase 20 anos de sua produção, continua material essencial para o conhecimento da nossa formação como povo, que originado a partir das matrizes indígena, lusitana e africana, dentro das quais as várias etnias que as compõem com diferenças radicais no modo de entender o mundo e a vida, com diferentes cosmologias, aqui se chocaram e formaram uma identidade única no mundo, sincrética, e por isso bastante complexa.
Para os que chegavam, o mundo em que entravam era a arena dos seus ganhos, em ouro e glórias. Para os índios que ali estavam, nus na praia, o mundo era um luxo de se viver. Este foi o efeito do encontro fatal que ali se dera. Ao longo das praias brasileiras de 1500, se defrontaram, pasmos de se verem uns aos outros tal qual eram, a selvageria e a civilização. Suas concepções, não só diferentes mas opostas, do mundo, da vida, da morte, do amor, se chocaram cruamente. Os navegantes, barbudos, hirsutos, fedentos, escalavrados de feridas de escorbuto, olhavam o que parecia ser a inocência e a beleza encarnadas. Os índios, esplêndidos de vigor e de beleza, viam, ainda mais pasmos, aqueles seres que saíam do mar. (Darcy Ribeiro. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Cia das Letras, 1995)
O povo brasileiro é a ultima e mais importante obra de Darcy. Abaixo você tem o documentário na íntegra. São quase quatro horas e meia, brevíssimo tempo para a quantidade de conhecimento registrado na obra de Darcy. 


Idealização e Direção: Isa Grinspum Ferraz 
Roteiros: Antônio Risério, Isa Grispum Ferraz, Marcos Pompéia 
Produção Executiva: Zita Carvalhosa 
Direção de filmagem: Flávio Frederico, Mauro Farias 
Direção de fotografia: Adrian Cooper, Carlos Ebert, José Guerra 
Direção de arte: Rico Lins 
Direção de produção: Fernanda Senatori 
Montagem: Idê Lacreta, Vânia Debs 
Trilha Original: Marco Antônio Guimarães 
Edição de som / Mixagem: Eduardo Santos Mendes, João Godoy 
Coordenação pesquisa de arquivo: Stella Grisotti 
Abertura: Rico Lins, Siron Franco 
Narração: Matheus Nachtergaele

Participação Especial 
Chico Buarque 
Tom Zé 
Gilberto Gil 
O depoimento de Darcy Ribeiro foi filmado na cidade de maricá em junho de 1995


Direção de filmagem: Rafic Farah 
Direção de fotografia: José Guerra 
Produção: Carolina Vendramini 
Técnico de som: Guilherme Ayrosa 
Produtores Associados: Fundar - Fundação Darcy Ribeiro / Texto e Imagem


Publicado no canal de Senhor da Voz no youtube.




Nenhum comentário: