domingo, 5 de outubro de 2014

Uma cidade iluminada por resíduos não-recicláveis

por Julio Canuto

Imagem: daily geek show
Uma interessante notícia veio por e-mail - sim, ainda uso, e muito! - em uma conversa sobre recursos naturais e está publicada no site daily geek show: "Pela primeira vez na França, uma cidade é iluminada com os resíduos de seus habitantes" (a matéria, em francês, pode ser acessada clicando AQUI)

A cidade é Plessis-Gassot, e sua central de produção de energia, Electr'od, gera energia a partir do biogás, resultado da fermentação dos resíduos. 

A eletricidade produzida pela usina (130 000 MWh/ano), será capaz de abastecer cerca de 41.200 residências. Isso corresponde à produção anual de electricidade de 40 turbinas eólicas. Este é um grande passo adiante, porque com 10 motores com uma potência total de 17 MW e de 100 milhões de m3 de biogás processados ​​anualmente, a fábrica tornou-se a maior unidade francesa de produção de energia a partir do biogás. Tudo por um investimento de 16,5 milhões de euros. 

A cidade será capaz de produzir mais energia que o necessário, vendendo o excedente a  Rede de Distribuição de Eletricidade da França (Electricité Réseau Distribution France - ERDF) e utilizada por indivíduos e empresas, que passarão a se beneficiar da energia limpa e da sensível diminuição no custo. Outra contribuição do sistema é a diminuição das consequência da mudança climática, com o aproveitamento do gás metano, que quando não aproveitado contribui para agravar o efeito estufa.

Outras iniciativas como essa já ocorrem em outros países europeus. Esperamos que a ação se espalhe e se torne comum em vários países. O assunto e a tecnologia não são novas, embora ainda pouco utilizado, dado o potencial energético

Para saber de experiência da utilização do biogás no Brasil, basta uma rápida pesquisa em sites de artigos científicos. Abaixo, alguns exemplos. Clique no titulo para acessar:

COELHO, S.T., GARCILASSOV.P., VELAZQUEZ. Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás Proveniente de Aterro Sanitário – Estudo de CasoCENBIO – Centro Nacional de Referência em Biomassa.

COSTA, D.F. Geração de Energia Elétrica a partir do Biogás do Tratamento do Esgoto. USP (Dissertação de Mestrado). São Paulo, 2006.

PNUD e MMA. Estudo sobre o Potencial de Geração de Energia a partir de Resíduos de Saneamento (lixo, esgoto), visando incrementar o uso de biogás como fonte alternativa de energia renovável. Arcadis Tetraplan. São Paulo. 2010.

Nenhum comentário: